Peters Vet - Clínica Veterinária e Pet Shop - Santa Maria, RS

4 motivos para você cuidar dos dentes do seu cachorro

Muita gente procura ajuda dos veterinários para solucionar o bafinho dos cachorros, mas o mau-hálito não é o único problema da falta de higiene bucal.

Cerca de 80% dos cachorros com mais de 5 anos perde algum dente em decorrência da doença periodontal e, como esse assunto é muito importante, listamos quatro motivos para você dar atenção especial à boca do seu cachorro ainda hoje.

1. O acúmulo de tártaro pode levar à perda dos dentes

Conforme o tártaro acumula, causa uma retração de gengiva. Pode chegar ao ponto de expor a raiz do dente e, com a limpeza, o dente acaba sendo removido porque já estava solto, preso apenas pelo tártaro.

“Dependendo da quantidade de tártaro acumulada, o cão pode perder vários dentes e não porque precisamos remover, mas porque os dentes já estavam soltos”, explica Amanda Crema, veterinária da clínica Peters Vet.

2. As bactérias podem migrar para a corrente sanguínea e causar problemas em outros órgãos

A placa de tártaro é uma infecção bacteriana e a gengiva é vascularizada, então pode acontecer dessa bactéria migrar pela circulação sanguínea e se alojar em outros órgãos. “Uma das complicações que podem ocorrer é a endocardite, que é quando as bactérias se alojam no coração. É uma doença difícil de tratar, que pode levar à morte, mas que poderia ser evitada facilmente”, exemplifica Amanda.

3. A inflamação nem sempre para na boca

Quando a placa de tártaro se aloja nos molares - que são os dentões de trás do cachorro -, muitas vezes a inflamação não consegue descer pelo dente e vai subindo pelo canal, até fazer uma fístula embaixo do olho do animal e acaba estourando. Nesses casos, é preciso remover os dentes molares.

4. A anestesia é inalatória e segura

Muita gente adia a limpeza dentária no veterinário por medo da anestesia. Pode ficar tranquilo porque, antes da marcação da cirurgia, o cachorro passa por uma consulta com o veterinário, que checa os exames e avalia se é seguro passar pela anestesia.

Depois de passar pela consulta, a remoção de tártaro é feita com anestesia inalatória, por profissionais experientes, com acompanhamento o tempo todo. Além de ser seguro para o bichinho, o procedimento ainda evita outras doenças mais graves.

Agora que já falamos da importância de cuidar da higiene bucal, saiba que o ideal é fazer uma avaliação com o veterinário uma vez por ano. Tem cães que precisam fazer a limpeza todo ano, outros a cada dois anos. E, fazendo a limpeza com a frequência certa, evita a formação da placa de tártaro.

Procure escovar os dentes do cachorro em casa, nem que seja só passar a escova de dentes, sem a pasta, para que o peludo se acostume com o processo – e isso vai espaçar a ida ao veterinário para limpeza.

As bolinhas de roer e palitinhos próprios para isso também são importantes, pois o atrito ajuda a combater o aparecimento de tártaro. Mas veja bem: soma, não resolve sozinho!

Outras dicas importantes

- quanto mais cedo você começar a higiene bucal, mais tranquilo será para o cachorro se acostumar

- use apenas pasta de dente própria para animais

- quando o seu pet vier para o banho, peça para escovar os dentes.

Ficou alguma dúvida? Nossa equipe está pronta para ajudar no que você e o seu animalzinho precisarem. Basta entrar em contato pelos telefones (55) 3028-3002 e (55) 99978-3002

Compartilhe diretamente nas redes:

Google Plus Linkedin Envie um e-mail para um amigo