Peters Vet - Clínica Veterinária e Pet Shop - Santa Maria, RS

Enriquecimento ambiental: o que é e como fazer

O enriquecimento ambiental nada mais é do que deixar a sua casa interessante para o cachorro. É supersimples, todo mundo consegue e faz um bem danado para o pet.

Para entender melhor a importância do enriquecimento ambiental, imagine a bagagem de instintos que o seu cachorro traz. Antes de os cães serem domesticados, eles precisavam caçar, encontrar água, proteger a matilha, entre várias outras atividades que ocupavam o dia todo.

Hoje, anos depois da domesticação, a vida dos cachorros está bem mais fácil: comida no potinho, água limpinha e um ambiente livre de predadores. Por mais que a vida esteja mais calma, os instintos ainda fazem parte dos cachorros e por isso é tão importante gastar essa energia toda.

 

Como enriquecer o ambiente

É bem simples. Na verdade você só precisa pensar em formas mais interessantes e com algum grau de dificuldade de o seu cachorro realizar as tarefas cotidianas. Um exemplo – e que prende a atenção por um bom tempo – são os brinquedos recheáveis: tem bolinha que dá para colocar ração dentro, tem brinquedos de borracha que você pode rechear com ração úmida (tipo um patê) e por aí vai.

Você também pode esconder petiscos pela casa. Escolha aqueles com cheiro mais forte e promova uma caça ao tesouro. É diversão garantida.

Outra dica é colocar o brinquedo de borracha no congelador, para proporcionar sensações diferentes. Ou ainda congelar frutas em cubos de gelo para o animal triturar o gelo até chegar à recompensa. E use a criatividade para inventar brincadeiras que estimulem os sentidos do cachorro: invista em texturas, formatos e barulhos diferentes.

Um ponto importante: simplesmente deixar um ossinho ou uma bolinha na sala não é enriquecer o ambiente. O animal precisa ter interesse no brinquedo e você consegue isso dando atenção, recompensando e analisando qual brinquedo ele gosta mais. Se você for criar um brinquedo em casa, como colocar ração em um pacotinho de papelão, por exemplo, não deixe o cachorro sem supervisão. E se perceber que ele está ingerindo o papel, cancele esta brincadeira e parta para outra.

O mercado está cheinho de opções para entreter a bicharada: tem bolinha que pisca e muda de cor, tem bolinha que anda sozinha (com pilha), tem brinquedos para morder, para roer, para buscar. O jeito é você descobrir o que atrai a atenção do seu cachorro. Aqui na Petersvet temos diversas opções, venha conhecer.

 

TEXTO: Manuela Macagnan / FOTO: Mathew Coulton

Compartilhe diretamente nas redes:

Google Plus Linkedin Envie um e-mail para um amigo