Peters Vet - Clínica Veterinária e Pet Shop - Santa Maria, RS

Afinal, gatos podem tomar leite?

Quem nunca viu um gato de desenho animado se deliciando com uma tigela de leite?
O imaginário acerca disso é tão consolidado que muita gente pode sequer questionar-se sobre a prática de oferecer esse alimento para seu FELINDO.

Alguns veterinários afirmam que gatinhos até os 45 dias de vida ainda podem consumir leite (com moderação). Isso porque nesta fase eles produzem a enzima lactase, aquela que digere a lactose do leite.
Após isso, muitos deles perdem a capacidade de produzir essa enzima, e não conseguem mais metabolizar a lactose. Em outras palavras, isso significa que uma parte significativa dos gatos acaba se tornando intolerante à lactose quando adultos.

Os riscos para um gato adulto

Conforme o felino cresce, a concentração dessa enzima diminui e o resultado é que o gato torna-se menos apto a digerir essa lactose, podendo apresentar problemas gastrointestinais quando consome leite. Entre alguns sintomas podem estar diarreia, vômito, gases e alteração na microbiose intestinal.

Seu gato tomou leite a vida toda e não apresenta esses sintomas? Saiba que ainda assim o leite pode prejudicar outros aspectos da saúde dele, um deles é a desnutrição. Sim, o gato pode ganhar muito peso devido o leite ser mais gorduroso e ainda assim ele vai estar desnutrido, já que a tendência é que ele diminua o consumo de ração com os nutrientes apropriados.

Não vamos impor restrições exatas, pois cada caso é um caso, né? Mas não deixe de alimentá-lo com o que ele precisa ser alimentado para crescer e envelhecer saudável. Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Compartilhe diretamente nas redes:

Google Plus Linkedin Envie um e-mail para um amigo